26 de jul de 2011

Falsos cognatos–espanhol

chapeuzinho_vermelhoJá trabalhei o texto “La presunta abuelita” que você pode encontrar para baixar aqui, e há várias formas de trabalhar esse texto que é muito divertido porque dá margem a várias interpretações diferentes, dependendo do nível de conhecimento dos alunos.

Grupos

A melhor forma que encontrei de trabalhar o texto foi dividindo a classe em grupos e dando a cada grupo um parágrafo do texto para trabalhar.

Dou aos alunos algum tempo (entre 5 e 10 minutos, dependendo do nível em que estão) e depois disso os alunos de cada grupo precisam explicar o que entenderam.

Opções de trabalho

1) Os alunos traduzem o parágrafo e depois o leem para a classe para as devidas correções.

2) Os alunos fazem um resumo em espanhol do parágrafo em questão.

3) Os alunos interpretam (com mímica) o que entenderam do texto. Nesse caso cada grupo deverá ter uma cópia do texto completo e após a apresentação de cada grupo devem dizer a que parágrafo corresponde a interpretação que acabaram de ver.

Conclusão

Após as apresentações, distribua para os grupos as definições das palavras que não conhecem e peça a cada grupo que faça um resumo da história.

Depois pergunte aos alunos o que acharam da semelhança das palavras em espanhol com o português, com palavras de significado diferente.

Os alunos podem explicar também que tipo de situações podem acontecer se os falsos cognatos forem confundidos com cognatos. Como exemplos podemos citar nome e nombre, que são escritas de forma semelhante e têm o mesmo significado nos dois idiomas, portanto são cognatos; aceitar e aceitar são falsos cognatos, porque são semelhantes mas têm diferentes significados em espanhol e português (untar com azeite em espanhol e aprovar, corroborar em português).

Pode-se pedir aos alunos que criem diálogos usando os falsos cognatos que acabaram de aprender para simular situações nas quais os personagens passam por situações vexatórias / perigosas / engraçadas por confundir cognatos com falsos cognatos.

Leia também:

Dinâmica para interpretação de textos

Entrevista para alunos de nível avançado

Boardgames com cartões

Encontre:

Apostilas de inglês

Apostilas de espanhol

Apostilas de português

aa_zailda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...