Essa dinâmica serve para evidenciar o valor do trabalho em equipe (grupos), a colaboração entre seus membros e a participação de todos.
Material
Bexigas, cordão para amarrar, caixas de papelão
Preparação
- Encha todas as bexigas (pode ser com a ajuda dos alunos e coloque-as no chão, de um lado da classe.
- Divida os alunos em pares.
- Cada par recebe um número e escolhe uma caixa, escrevendo o número do lado de fora dela.
- Os alunos levam as caixas vazias com seus números para o outro lado da sala (lado contrário o das bexigas).
Objetivos
Cada par deve transportar as bexigas do chão para o outro lado da sala, onde estão as caixas, e colocar uma a uma em sua caixa. Como estão com as mãos amarradas, deverão fazê-lo encostando-se em seu parceiro, amparando a bexiga no meio dos dois e transportando-a assim.
Ganhará o par que – quando todas as bexigas estiverem nas caixas – tiver o maior número de bexigas em sua respectiva caixa.
Avaliação
Os alunos devem debater:
- A atividade foi fácil ou difícil?
- Qual foi a parte mais difícil da atividade: retirar as bexigas do chão, transportá-las sem deixá-las cair e sem estourá-las ou colocá-las na caixa?
- A atividade seria possível sem a ajuda de seu companheiro?
- Existem outras atividades que são muito difíceis ou até impossíveis sem a colaboração de outra pessoa?
- A colaboração de outra pessoa só será benéfica em algumas situações ou será sempre um facilitador?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!