2 de ago. de 2011

Jogo do in / out

Circulo_5788Esse jogo serve para fazer revisão de vários tópicos de vocabulário em inglês ao mesmo tempo. Também reforça o uso das preposições “in” e “out”.

Preparação

Prepare vários cartões com palavras de vocabulário em inglês, nesses cartões você pode colocar palavra + imagem, se os alunos são de nível básico ou se é vocabulário recentemente ensinado. Faça também cartões com o nome dos tópicos. Veja as sugestões abaixo:

Body: arm, foot, leg, head, back, hand, eye, mouth, shoulder.

House: living room, garage, garden, kitchen, bathroom, bedroom, attic, basement.

Food: rice, beans, pasta, soup, mashed potatoes, roast beef, steak, fried chicken.

Vegetables: lettuce, zucchini, carrot, beet, peas, broccoli, cabbage, radish, spinach.

Fruit: orange, banana, apple, pear, papaya, melon, strawberry, passion fruit, cherry.

Clothing: dress, shirt, skirt, suit, pants, socks, gloves, T-shirt, pajamas, overalls, bra.

School objects: eraser, backpack, notebook, book, pen, pencil, ruler.

School subjects: math, geography, science, English, chemistry, biology, history.

Places in the city: supermarket, post office, drugstore, store, shoestore, bakery, buchery, airport, school, church, hospital.

Transportation: cab, train, bus, car, bicycle, motorcycle, plane, subway.

Você pode incluir estes ou qualquer outro tópico que tenha ensinado a eles.

Faça um cartão com cada uma das palavras (pode conter apenas a palavra escrita ou palavra + imagem) e também um cartão maior com o nome de cada tópico.

Coloque os cartões sobre uma mesa ou carteira para que os jogadores possam escolher.

Desenhe um círculo grande na lousa e escolha um aluno para ser o “tutor”. Eu daria um prêmio de participação e incentivo a esse aluno (um bis ou bala).

O tutor vai para a frente da classe, os jogadores ficam ao redor da mesa ou carteira onde estão os cartões com as palavras, voltada para baixo para que não possam vê-las.

Início do jogo

Explique aos alunos que há diversos tópicos: rooms of a house, parts of the body, clothing, trasnportation, etc. Inclua alguns que não estão no jogo para complicar.

Escolha um dos tópicos (palavras com o nome do tópico) e mostre ao tutor; os outros alunos não podem ver.

Cada jogador deverá tirar um cartão em sua vez e ler a palavra em voz alta e se essa palavra fizer parte do “set” em questão o tutor dira “in” (se forem turmas mais avançadas o tutor além disso escreve a palavra dentro do círculo); cada palavra lida que não faz parte do set, o tutor dirá “out” (se forem turmas avançadas também escreverá a palavra fora do círculo).

Após algumas palavras saírem o professor perguntará à classe quem sabe o tópico e os alunos levantam as mãos. O primeiro que se manifestar dirá o tópico. Se estiver correto, o aluno ganha um prêmio (bis ou bala) e será o próximo tutor. Se estiver errado o tutor deverá dizer: “You’re out" e continua o jogo até que alguém acerte.

Se o tutor se enganar e colocar uma palavra no local errado, o professor deve dizer: “You’re out” e escolher outro tutor.

Rodadas

Cada vez que o jogo reinicia (porque alguém acertou ou porque o tutor errou) colocam-se de volta as cartas correspondentes às palavras, mas as cartas com o nome dos tópicos são usadas apenas uma vez.

É importante que os jogadores não saibam quais / quantos tópicos estão sendo trabalhados para que não adivinhem por eliminação.

Veja também:

Dinâmica “quebra-gelo” para o início das aulas

Multiplique e conte – jogo da memória (tabuada do 2)

Atividade preliminar – spelling

Material didático:

Apostilas de inglês

Apostilas de espanhol

Apostilas de português

aa_zailda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...