11 de fev. de 2009

Dinâmica para interpretação de textos

Antes de iniciar a matéria do bimestre é bom preparar uma dinâmica e essa além de engraçada - os alunos costumam rir muito e pagar mico - os faz pensar na importância da interpretação de textos no dia-a-dia.

Digite uma lista numerada mais ou menos assim:

1- Leia atentamente as instruções até o final.
2- Dê um abraço no colega do lado.
3- Coloque seu caderno em cima da carteira.
4 - Levante da carteira e vá até o quadro-negro.
5- Diga seu nome em voz alta.
6- Corra até o fundo da classe.
7- Conte até 3 em voz alta.
8- ......

Faça uma lista bem grande, com pelo menos 30 coisas e não esqueça da última:

30- Faça somente a número 2.

Como fazer:

Na sala de aula, avise que vai fazer uma dinâmica e que será uma competição para ver quem termina primeiro. Entregue as folhas viradas para baixo e diga que são as instruções mas que só podem virar quando você mandar.

Para dar mais "pressão", diga que vai cronometrar o tempo que vão levar para terminar. Diga "tempo!" ou qualquer outra palavra assim para que comecem.

Conclusão

O que se vê é que a maioria dos alunos - se não todos eles - mesmo lendo a primeira instrução "leia atentamente até o final" não a obedece, então fazem tudo o que está na lista. Quando chegam à última descobrem que teriam que executar apenas a número 2. Isso demonstra claramente que eles não entenderam (ou desconsideraram) uma instrução. Demonstra que é importante entender exatamente o que significam as palavras, já que se a primeira instrução era ler atentamente até o final, deveriam seguí-la primeiro lendo tudo até o final, para só então partir para a execução da número 2.

Fazendo tudo provaram que quando não se interpreta direito um texto muitas vezes tornamos as coisas mais difíceis para nós mesmos, temos que fazer coisas que seriam desnecessárias se interpretássemos corretamente um texto.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

36 comentários:

  1. Obrigada de coração nós professores precisamos de pessoas como vc. solidária

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do que faço e espero realmente estar ajudando.
    Volte sempre e comente quando achar necessário.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!

    Foi muito importante para mim as informações e dicas das dinâmicas e tudo muito bem explicado, passo a passo.
    Quero agradecer e pedi a Deus que abençoe a todos

    Bjs

    CIDINHALIBRAS/SOROCABA

    ResponderExcluir
  4. É bom saber disso, comentários assim me dão incentivo para continuar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga!
    Eu fiz hoje com meus alunos (adolescentes) a dinâmica para interpretação de textos.....foi muito interessante pois a maior parte da sala realmente começou a fazer todas as ordens.....e os que tinham prestado atenção no que leram se seguravam para rir ao ver seus amigos....
    No final eu falei que não tinha problema nenhum o fato deles terem feito tudo da lista....só que devem prestar atenção em tudo que leem....e eles não ficaram mais envergonhados....
    Magnífica dinâmica! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante a dinâmica para interpretação de textos. Vou aplicar com meus alunos e tenho certeza que eles vão gostar.
    Valeu pela dica! obrigada.
    Valquiria

    ResponderExcluir
  7. Realizei a dinâmica com meus alunos do 4º ano.Depois comentamos o que tinha ocorrido.Eles disseram que faltou atenção da parte deles e que agora para interpretar textos eles iram prestar bastante atenção em tudo que está escrito para que eu não os pegue de novo, rsrsrsr.
    Obrigada pela ajuda,

    Paula

    ResponderExcluir
  8. Olá Zailda!
    Admiro muito seu trabalho ,tenho acompanhado pelo grupo de professores de inglês do Google,do qual também faço parte.Você me ajuda muito .Obrigada.
    Karla Patrícia

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O grupo tem me ajudado muito também, é muito bom participar.
    Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  10. Adorei esta dinâmica.
    Parabéns pelo trabalho, sua contribuição à educação e a formação continuada do professor é inestimável.
    Fonte de conhecimento, através da postura solidária.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou encantada com seu blog,obrigada pela contribuição!Profª Midiã

    ResponderExcluir
  12. Adorei a dinamica da interpretação de texto, minha turma é da 3ª série e ´são desinteressados pelos estudos , acionei familia direção e ainda nao cheguei aos 100% em manter a sala comportada e interessada gostaria que mi ajudassem. Beijos muito obrigada.

    ResponderExcluir
  13. adorei essa dinamica,farei com meus alunos na aula de redaÇao.sempre que dê coloque outras è muito lrgal.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, adorei seu blog!
    Com certeza será o meu ponto certo de "visita" na net! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Colegas, adorei a dinâmica, Me fez lembrar uma vez que minha irmã foi fazer um concurso para estagiária. O instrutor entregou a todos um papel e mandou que lessem todas as instruções para depois começarem a responder. Sabe o que aconteceu? Todos, exceto minha irmã foram reprovados, pois, ao final das instruções, estava escrito:"Não responda, entregue o papel do jeito que você o recebeu ao instrutor"Ainda hoje farei essa dinâmica com meus alunos. Amei! Leni Tomázia Carneiro - (lenitc50@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  16. Olá,Zailda
    Adorei suas dinâmicas,especialmente a de interpretação de textos,é muito legal e vai me ajudar bastante nas minhas aulas.
    um abraço, Célia Maria
    Prudentópolis-Pr

    ResponderExcluir
  17. Olá Zailda!!!
    Adorei seu bolg, ele está me ajundando muito, estou iniciando minhas praticas em saula de aula, e as suas dicas são incríveis.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  18. oi,eu sou aluna e gostei muito das dinamicas espero convencer meus profesores a pratica-las.espero que você continue com esse blog maravilhoso!fique com deus.

    ResponderExcluir
  19. Fiz essa dinâmica com meus alunos do 3º do Ensino Médio. Achei que por serem mais velhos não iríam cair, mas foi muito divertido. Depois do mico que pagaram, fizemos uma reflexão sobre a importância da interpretação e todos aprenderam muito. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  20. Fiz uma atividade muito semalhante a essa com meus alunos e o resultado foi maravilhos, pois eles ficaram surpreendidos com o desfecho e isso os ajuda a refletir sobre a compreensão de enunciados em exercícios.

    Conheça meu blog: http://aprendendoaensinarensinandoaaprender.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. abençoada sois por saberes dividir!!!

    ResponderExcluir
  22. Muito legal!
    Farei com meus alunos na Olimpíadas de Redação.
    Turmas do 1° ao 3° ano Fundamental I.

    ResponderExcluir
  23. 9 anos se passaram, e eu usarei essa dinâmica para uma apresentação da faculdade. Seminário de interpretação de textos. Muito interessante. Bjs

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...