16 de jan. de 2012

Caça-palavras

caca1Mais fácil que as palavras cruzadas (que são mais indicadas para adolescentes ou adultos), a popular “sopa de letras” é uma opção muito boa para alunos mais fracos ou de nível básico. As crianças também gostam mais dessa versão de jogo que das palavras cruzadas.

Se sua classe for de alunos mais novos ou se o nível de inglês ou espanhol for ainda básico, coloque palavras apenas no sentido horizontal e vertical. Adicione a ordem invertida ou transversal para alunos de nível intermediário ou avançado.

Não faça uma sopa muito extensa da primeira vez, adicione apenas 10 palavras em um quadro de no máximo 30 X 30 letras. Você pode imprimir o caça-palavras com as palavras que serão encontradas, ou com as figuras, ou ainda indicando apenas do que se trata - parts of the body - por exemplo.

Quem vai definir isso é você, de acordo com a classe, com o contato anterior que já tiveram com as palavras, o nível de inglês ou espanhol da turma, o tempo disponível que você tem.

Com uma sopa de 10 palavras em um quadro 30 X 30 horizontal e vertical, cerca de 15 minutos serão necessários. Acrescente mais 5 minutos para cada “dificultador” que você adicionar: transversal, ordem inversa, figuras em vez de palavras, só indicação sem palavras, etc.

Aqui você vai encontrar um site onde pode preparar o jogo, basta inserir as palavras e depois ir seguindo até a exportação para seu computador.

Você pode também procurar por programas gratuitos para instalar em seu computador, caso prefira familiarizar-se com eles antes de preparar seus jogos.

Zailda Coirano

Website Loja Virtual Rádio Facebook Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...