5 de jan. de 2012

Dinâmicas de introdução

primeira aulaO primeiro dia de aula é um desafio para qualquer professor, mesmo o mais experiente deles. Todos nós sentimos um friozinho na barriga quando entramos pela primeira vez em uma classe no início do ano letivo. Isso é normal e significa que estamos ansiosos para saber se vamos agradar, se conseguiremos uma boa resposta dos alunos, se seremos aceitos. Mesmo que você seja o mais seguro dos mortais, sente também essa necessidade de aceitação, que é comum a todos os seres humanos.

No nosso caso ela é ainda mais importante, porque só conquistando a confiança e a consideração dos alunos conseguiremos um bom desempenho, já que nosso trabalho de “ensino” só será bem desempenhado se os nossos alunos fizerem a parte deles, resultando em aprendizado.

As dinâmicas têm várias finalidades, e no primeiro dia de aula necessitamos de uma ferramenta para que – de forma divertida – consigamos dados importantes sobre a classe, criemos uma atmosfera favorável ao desempenho de nossas funções, promovamos a integração entre os alunos que ainda não se conhecem direito.

Para conseguir tudo isso, nada mais interessante e útil do que uma dinâmica, então selecionei algumas (que já foram publicadas aqui no blog) para que você escolha a que mais se adequar à sua proposta inicial.

Seguem abaixo os links de algumas dinâmicas para o primeiro dia de aula que tenho usado com meus alunos, obtendo resultados muito bons. Caso você tenha alguma dúvida ou dificuldade entre em contato comigo.

Dinâmica com barbante

Dinâmica com bexigas

Fila indiana

Dinâmica “quebra-gelo”

Todas as dinâmicas podem ser usadas da forma como são explicadas no blog, ou você pode adaptá-las para usar com seus alunos. Algumas delas já contém sugestões para adaptações e, caso use alguma dinâmica do blog, compartilhe conosco o resultado deixando seu comentário na postagem ou no mural de recados na lateral direita do blog.

Zailda Coirano

Website Loja Virtual Rádio Facebook Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...