23 de jan. de 2012

Dinâmica com jujubas–primeira aula

jujubasÉ muito importante criar uma atmosfera favorável para o aprendizado já no primeiro dia, e também é valioso conseguir informações sobre os alunos, dessa forma conseguiremos preparar uma aula “customizada” que atenda às suas necessidades e contemple seus interesses. As aulas preparadas com o cuidado de inserir informação nova na realidade de cada aluno, mostrando como usar essa informação de forma prática têm muito mais chances de serem bem recebidas e de motivarem os alunos a colaborar buscando o aprendizado.

Já usei essa dinâmica diversas vezes em classes de adolescentes e adultos com muito bons resultados. Tudo o que você precisa é de um pacote de jujubas que contenha 4 vezes o número de alunos.

Prepare um cartaz onde a cor de cada jujuba corresponda a uma área específica da vida de cada um. Como exemplo você pode colocar: rosa – amor; vermelho – vida profissional; branco – estudos; verde – família; amarelo – amigos, e assim por diante, dependendo das cores das jujubas no saquinho.

No primeiro dia de aula, coloque os alunos em círculo e vá passando o saquinho com jujubas para cada aluno. Cada um deve pegar 4 (de cores diferentes) e colocá-las sobre a carteira. Depois que todos tiverem escolhido suas 4 jujubas pegue também 4 e cole o cartaz com as cores e respectivas áreas na lousa.

Explique que cada um deve escolher uma das quatro jujubas e falar um pouco sobre a área correspondente à cor da jujuba. Escolha uma e comece, se escolheu a branca, por exemplo, fale de seus estudos, seus diplomas, seus cursos. O primeiro aluno à sua direita deve começar logo depois de você, primeiro escolhendo uma das quatro jujubas que pegou.

Siga assim até o final, cada aluno terá opção de quatro áreas, escolhendo a que for mais confortável. Dessa forma ao final todos saberão um pouco mais sobre cada um, e ninguém será obrigado a falar sobre o que não quer.

Depois de terminado o jogo cada aluno pode comer as jujubas que pegou.

Zailda Coirano

Website Loja Virtual Rádio Facebook Twitter

4 comentários:

  1. Olá Zailda!
    Estou iniciando agora como professora de PEBII e encontrei seu blog por acaso! Gostei demais e me ajudou muito, a minha principal dúvida era sobre o que passar para os alunos no primeiro dia de aula e aqui encontrei muitas sugestões!
    Sou professora de arte e queria saber se será que você teria alguma dinâmica que envolvesse conteúdos dessa disciplina?
    Muito obrigada, vou acessar sempre o blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Se você quiser pode também inscrever-se para receber as postagens ou avisos no seu email sempre que algo é publicado no blog.

    Tenho dezenas de dinâmicas para serem aplicadas em diversas matérias, que serão publicadas ainda nesse semestre, aguarde!

    Também ideias para introduzir material novo e algo sobre técnicas de ensino.

    Um abraço e apareça sempre!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, realizei e aconselho essa dinâmica da Zaílda. O assunto fluiu em sala de aula. Foi ótimo, viu Zaílda! Parabéns e obrigada por compartilhar! bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha dado frutos! Eu também já usei e os adultos são os que se divertem mais, por incrível que pareça.
      Um abraço e obrigada pela visita e pelo comentário.
      Zailda Coirano

      Excluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...