21 de jan. de 2012

Porque “coelho da cartola”

coelhoJá me fizeram essa pergunta inúmeras vezes, mas nunca escrevi uma postagem especificamente para explicar meus motivos. Acredito que eles mereçam um artigo, já que a razão desse blog e também de seu nome é algo no qual acredito e que faz parte de minha filosofia de trabalho.

Surpreenda seus alunos

Os alunos se queixam de certas aulas que consideram “chatas”, nas quais o professor faz tudo sempre igual. Já podem até adivinhar qual será a atividade que virá a seguir. Ano após ano isso pode sufocar a vontade natural que todos temos de aprender, e nosso objetivo não é esmagar um sentimento que pode ser uma mola propulsora de força incalculável rumo ao aprendizado.

Gastamos tanto tempo e fosfato procurando formas de motivar os alunos e acabamos matando seus impulsos naturais que os levam a aprender. Então eu sou terminantemente contra aulas que se desenvolvem sempre da mesma forma. Não sou adepta da “rotina”, quando essa significa estagnação e rigidez.

Claro, temos que apresentar matéria nova, explicá-la e depois fornecer a prática. Quanto a isso não há nem pode haver mudanças. Mas como faremos isso é que é a chave da questão.

Onde o coelho entra nessa história

Na verdade o coelho não entra, ele sai. Trata-se de ter sempre à mão um dado, alguns prêmios, um jogo. Surgiu a oportunidade, sobraram 10 minutos ao final de uma aula, os alunos estão cansados depois de duas aulas de português e duas de matemática? Então é hora de tirar o meu coelho da cartola.

Como crianças de olhos brilhantes vendo o mágico no circo, eles também demonstrarão a alegria da grata surpresa, o encantamento dos que foram premiados sem esperar. Também terão entusiasmo para participar se por acaso o mágico os chamar para segurar o coelho enquanto o faz desaparecer de novo em sua cartola.

Tantas vezes a mágica, tantas vezes o encantamento. Então decidi compartilhar esses jogos, as dinâmicas, as ideias. Para que nunca um professor entre numa sala de aula com sua cartola de mágico vazia.

Zailda Coirano

Website Loja Virtual Rádio Facebook Twitter

2 comentários:

  1. No título deste post, o "porque" deveria ser separado, pois se trata de uma pergunta. Abraços!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...