14 de jan. de 2012

Vocabulário–inglês ou espanhol

vocabularyEstamos sempre procurando formas de melhorar o vocabulário dos estudantes através da prática. Várias atividades ajudam para que consigam esse resultado, enquanto fazem uma revisão.

Preparei esse jogo várias vezes com excelentes resultados. Funciona melhor em classes com menor número de alunos ou classes de adultos.

Como preparar

Numa página coloque várias palavras de uma lição que aprenderam. Coloque 3 ou 4 de cada “grupo” ou que tenham relação umas com as outras. Você pode colocar 3 partes do corpo, 3 adjetivos, 3 pronomes, 3 verbos de ação, e assim por diante.

Coloque um bom número de palavras, eu costumo trabalhar com pelo menos vinte.

Divida a classe em grupos, a cada grupo dê a sua lista de palavras.

Como jogar

Dê um determinado tempo (10 minutos, por exemplo, pode ser suficiente para uma lista de vinte palavras, mas você conhece melhor sua classe, então deve determinar um período no qual eles tenham tempo para usar todas as palavras.).

Cada grupo deverá criar “grupos” de palavras, que podem ser:

- a mesma classe gramatical (pronomes, verbos, etc.)

- palavras relacionadas (fogão, cozinha, panela)

- palavras que rimem

- ou o que perceberem que têm em comum, que dê para criar um grupo (coisas na cozinha, formas de descansar, etc.)

Ao formar o grupo os alunos devem incluir todas as palavras na lista que pertencem a ele. Se, por exemplo, criarem um grupo de pronomes, todos os pronomes da lista devem constar no grupo.

Depois de terminado o tempo, veja quantos grupos de palavras cada grupo criou, peça que leiam seus grupos, anule os que estão incorretos ou incompletos.

O grupo que conseguiu formar o maior número de grupos será o ganhador.

Você pode criar várias listas antes de uma prova, por exemplo, como forma de revisar o vocabulário ensinado no bimestre.

Zailda Coirano

Website Loja Virtual Rádio Facebook Twitter

Um comentário:

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...